quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Divulgando - ATPP

Inline image
Plano de atendimento emergencial, sua empresa já possui?
É preciso deixar bem claro que é responsabilidade de todos que transportam, armazenam e manuseiam produtos perigosos cuidar para que o mesmo não agrida o meio ambiente, e uma das formas de minimizar estes efeitos é estar preparado para as ações depois do fato ocorrido.
Mas o que é, por que devo ter e qual o objetivo do PAE (Plano de Atendimento Emergencial)? A melhor definição seria a de um documento onde o objetivo é fornecer um conjunto de diretrizes e informações para a adoção de procedimentos estruturados, de modo a proporcionar uma resposta rápida e eficiente em situações de emergência.
A importância do PAE está no fato de que o andamento das ações é proporcional à planificação, ou seja, o mesmo pode evitar que um acidente pequeno se transforme em um evento de grande impacto ambiental, pois aos olhos da lei, um balde de hidrocarboneto lançado em um rio, não difere de um tombamento de um caminhão tanque, ainda mais quando não se toma providência alguma.
O mais critico e importante para a elaboração de um PAE é necessário conhecimento dos problemas que poderão existir, através de uma análise de risco, bem detalhada, um estudo da rota de transporte, o procedimento de manuseio etc.
O risco não pode ser eliminado (risco zero não existe). O risco pode ser identificado, analisado e controlado. Nós vivemos em mundo de risco. A análise de risco bem elaborada é o ponto de partida.

www.atpp.com.br
Edição: Dezembro de 2015

Nenhum comentário: