Diretrizes da US Coast Guard Para Ações Quando um Navio se Destina a um Porto dos Estados Unidos e o Sistema de Gestão de Água de Lastro Está Inoperante
Oceanógrafo. MSc Eng. Oceânica. Internacionalista. MBA Rel. Internac. Anal. Ambiental. Participou ativamente da elaboração e adoção do Plano Nac Combate Lixo no Mar, Resolução CONAMA Nº 482/2017 - Dispõe sobre a utilização da técnica de queima in situ como resposta a incidentes de poluição por óleo no mar. Participou do GTPEG. Coordenou. Aprovou junto ao CONAMA a Resolução Nº 472/2015 - "Dispõe sobre o uso de dispersantes químicos em incidentes de poluição por óleo no mar. Ex-Gerente e Diretor-Substituto do CONAMA. Também coordenou GT que aprovou Resolução sobre dragagem (454/2012). Colaborou nas portarias interministeriais de 10/2011 - Portos e Petróleo e Gás. Representante do Ministério do Meio Ambiente junto a IMO no período 1996-2006, voltando em 2015. Autor do livro "Incidentes Marítimos - 2a. ediçao em 2007". Coordenador do GT que permitiu a adoção da IN/IBAMA No. 22, de 03/JUL/2009,
sobre o Lic. Ambiental de Recifes Artificiais". Supervisor da implantação do Programa Global de Gestão de e Controle de Água de Lastro de Navios (Programa GloBallast) entre 2001-2004.
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