quarta-feira, 17 de maio de 2017

Divulgando: Prêmio Jovem Pesquisadores incentiva a publicação de dados ecológicos

 
Oferecido pelo GBIF, o prêmio oferece dois auxílios de 5 mil Euros, um para mestrado e outro para doutorado, e incentiva a publicação de conjuntos de dados e metadados que forneçam informação de espécies observadas ou coletadas, podendo ser tanto dados ecológicos, quanto dados de coleções provenientes de eventos de amostragem.
 
Brasília, 17 de Maio de 2017 – Realizado anualmente pela Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês), o prêmio Jovem Pesquisadores visa incentivar a inovação científica na área de tecnologia da informação para a biodiversidade. Serão premiados, cada um com 5 mil Euros, dois projetos a nível mundial, sendo um de mestrado e outro de doutorado. No Brasil, a seleção será realizada pelo Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com suporte técnico da ONU Meio Ambiente e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).
 
Desde a sua criação em 2010, o prêmio objetiva incentivar usos inovadores de dados sobre a biodiversidade mobilizados por meio da rede GBIF. A edição de 2017, pretende estimular a publicação de conjuntos de dados e metadados que forneçam informação de espécies observadas ou coletadas, ou seja, podem ser dados ecológicos ou de coleções provenientes de eventos de amostragem. Os dados ecológicos de presença e ausência, e também de abundância de espécies, fornecem um recurso importante para a modelagem de padrões de biodiversidade e para detectar mudanças e tendências populacionais.
 
Os candidatos deverão preparar conjuntos de dados mostrando mensurações de abundância para um conjunto de espécies de múltiplos locais e/ou datas. Os metadados do conjunto de dados devem estar completos e permitir aos usuários compreender o conteúdo e as limitações do conjunto de dados.  Para concorrer ao prêmio, o conjunto de dados provenientes de pesquisas ecológicas deve estar publicado no GBIF. No caso do Brasil, os candidatos podem publicar via o IPT (Integrated Publishing Toolkit, na sigla em inglês) do SiBBr e contar com o suporte da equipe do sistema para esclarecer dúvidas de padronização e publicação dos dados. Os conjuntos de dados serão considerados elegíveis mesmo que o processo usual de endosso do GBIF não tenha sido concluído.
 
Seleção - Como representante do GBIF no país, o SiBBr irá receber inscrições para o prêmio até o dia 20 de junho. Após uma avaliação interna, o SiBBr irá encaminhar para o GBIF os dois projetos de pesquisa selecionados. São elegíveis para o edital mestrandos e doutorandos regularmente matriculados em programas universitários públicos ou privados no Brasil. O anúncio final do prêmio será realizado pelo GBIF em setembro, em Helsinque (Finlândia), durante o 24o Congresso de Governança do GBIF.
 
O júri, formado por representantes da rede GBIF, do Comitê Científico do GBIF e por especialistas em dados ecológicos, avaliará os conjuntos de dados apresentados com base na integridade e qualidade dos dados e metadados descritivos associados. Para concorrem ao prêmio, os projetos de pesquisa devem preencher o seguinte formato:
 
1. Sumário do Projeto (até 200 palavras)
2. URL do conjunto de dados - local a partir do qual é possível acessar o conjunto de dados, que deve incluir metadados completos descrevendo os dados e ser estruturado como um conjunto de dados de evento de amostragem válido.
3. Curriculum Vitae do estudante, incluindo contatos na instituição de origem.
4. Documentos de suporte:
i.              Uma carta oficial do orientador do aluno atestando que o requerente é um estudante em boa posição no programa de pós-graduação da universidade.
ii.             Pelo menos uma, e não mais do que três cartas, de apoio de pesquisadores estabelecidos ativos em um campo que engloba e integra informática da biodiversidade (por exemplo, a genética, a composição de espécies e características, biogeografia, ecologia, sistemática, etc.).
 
Os projetos de pesquisa devem ser encaminhados em inglês para o SiBBR/MCTIC até o dia 20 de junho de 2017, pelo e-mail: sibbr@sibbr.gov.br.
 
Mais informações: http://www.gbif.org/newsroom/news/2017-young-researchers-awards-call-for-nominations
 
Sobre o SiBBr
 
Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com suporte técnico da ONU Meio Ambiente e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) é o primeiro passo para o Brasil consolidar uma sólida infraestrutura nacional de dados e conteúdos em biodiversidade. O SiBBr é uma plataforma online que pretende reunir a maior quantidade de dados e informações existentes sobre a biodiversidade do Brasil. Seu objetivo é apoiar a produção científica e processos de formulação de políticas públicas e tomada de decisões associadas à conservação ambiental e ao uso sustentável dos recursos naturais, por meio do estímulo e facilitação à digitalização, publicação na internet, integração de dados de livre acesso e uso de informações sobre a biodiversidade brasileira.
 
Informações para a Imprensa
 
João Gonçalves Comunicação SiBBr / + 61 3329.6031 / joaofg@sibbr.gov.br
 
 
http://sibbr.gov.br/images/sig-sibbr.png
João Gonçalves
Communication Manager
SiBBr | MCTIC | PNUMA (UNEP)
Phone: +55 61 3329 6031
Phone: +55 11 98255 3876
Skype: jotage1977
joaofg@sibbr.gov.br
 
 
 
 

Nenhum comentário: